quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Seriam Tom Cruise e Nicolas Cage criações robóticas japonesas?

Já fazia um tempo que não escrevia um post no estilo deste aqui. Pois bem, esses dias me pus eu a acompanhar com meu pai o final de um filme do Tom Cruise - nem lembro o nome, mas creio que é do início da carreira dele. Sempre achei que tinha algo de errado com esse ator, então, ao ver a atuação dele no dito filme, tive a ideia para o post de hoje.

Tu nunca teve a impressão de que alguns atores sofrem de um tipo de "baixa expressividade facial", que faz eles parecerem robôs em várias cenas? Tenho certeza de que alguém além de mim já achou que tinha alguma coisa estranha na cara do Tom Cruise, por exemplo.

Pegue qualquer filme do Tom. Em grande parte do filme, se prestar atenção, tu perceberá que ele faz a mesma cara, cuja expressão tenho extrema dificuldade em traduzir verbalmente. A melhor definição na qual consigo pensar consiste em chamá-la de cara de nada (o que acaba caindo como uma luva, de fato). Mas para não deixar tão vago, seria algo como uma variação de cara de tacho, com a boca levemente aberta mostrando os dentes superiores parcialmente, somada de distantes olhos preocupadamente sonhadores. Exatamente como exemplificado na fotografia abaixo:


Há variações nanometricamente sutis em que ele levanta de um ângulo mínimo os cantos da boca e aperta um pouco menos as sombrancelhas contra os olhos, resultando numa face mais ou menos como mostrada a seguir. Observe que quase nota-se uma inclinação para o que chamaríamos de sorriso, mas ainda assim ficam incertos os motivos e a intenção por trás da expressão. Confira:

 
Pode procurar fotos na internet. Ele está sempre com essa cara!

Outro ator que percebi que tem pouca expressividade facial é o Nicolas Cage. O rosto dele praticamente não se mexe, seja qual for a situação.

Veja aqui ele mandando um sorriso maroto:


Aqui ele preocupado/pensativo:


E aqui ele com uma cara de "Putz, peidei e fez barulho...":

 
Repare as bochechas e a testa, que se mantêm quase idênticas nas três imagens. E a boca então, nem se fala. Aliás, perceberam que a boca segue um padrão bem semelhante à do Tom Cruise?

Uma outra coisa que notei é que em vários filmes, os dois atores têm certa dificuldade em "encaixar" a personalidade adequada para o personagem, muitas vezes acabando por interpretar mais do mesmo ao invés de viajar por diferentes estilos. Isso pode ser observado inclusive na grande maioria dos artistas brasileiros: os nomes das personagens mudam, mas no fundo são todas a mesma. Bom, só não sei até que ponto as caras estáticas de Cruise e Cage contribuem para este problema.

Se por um lado é meio estranho, e até diria um pouco assustador ver esses atores atuando (pois em alguns momentos eles parecem mesmo com esses robôs que inventam na terra do sol nascente - confira no link aqui), por outro pode ser interessante: como não dá pra saber muito sobre o que o personagem sente naquele momento, fica imprevisível a próxima fala ou ação dele. Isso ajuda a manter o clima de suspense, mistério e a surpresa a cada cena, ajudando assim para que o filme não seja tão chato. E o que é melhor que um filme imprevisível, cheio de surpresas?

Só para comprovar o fator imprevisibilidade que mencionei, relembre o clássico vídeo do Tom numa entrevista no programa da Oprah. Eu só conseguia falar três letras enquanto via o vídeo pela primeira vez: W,T, F.


Fiquei pensando, mas infelizmente não me veio à mente nenhum ator brasileiro com essa característica. Se lembrares de alguém assim nas nossas novelas e filmes, deixe-me saber.

É isso. Té mais.

Nenhum comentário: