quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As mais marcantes aberturas de animes

Acho que faz tempo que não posto nada relacionado a animes. Sempre que posso eu dou uma conferida num anime novo ou então revejo um episódio de um dos clássicos que marcaram minha infância/adolescência pra matar a saudade. O problema é que a faculdade de engenharia exige bastante, então quase nunca consigo me manter atualizado.

Além disso, também rola um mega preconceito, pois as pessoas em geral não comprendem como um estudante do Ensino Superior ainda gosta de perder tempo vendo desenhozinho. Então tem horas que acabo deixando os animes de lado, não por vontade própria (afinal, gosto de anime e isso dificilmente vai mudar), mas para evitar enchação de saco de gente que julga sem conhecer.

Bom, mas isso tudo é assunto para outro dia. Por causa do Anime RS que acontecerá em Canoas no próximo fim de semana, resolvi reviver o assunto anime neste blog, e para isso vou fazer mais uma lista (estou me especializando em listas, hehe): As mais marcantes aberturas de animes.

Essa lista será feita levando em conta prioritariamente a minha experiência pessoal com animes, portanto, já que não sou o maior dos experts no assunto, muita coisa boa pode ter ficado de fora. Se a tua abertura favorita não está aqui, é problema seu e não meu, pois essa é a minha lista. Entretanto, pode fazer um comentário me falando dela; eu vejo na internet, e se for boa mesmo, posso até colocar no post.

Os critérios para a escolha são:

1. Fator "grude" da música: o quanto a música é capaz de se enterrar no interior da nossa mente e nos fazer cantarolá-la incessantemente para todo o sempre, até o fim da eternidade.

2. Grau de fodeza do anime: às vezes a música não é assim tããão boa, mas o anime é tão bom que faz nos acostumarmos com a abertura e achá-la mais legal no decorrer da história.

3. Afinidade: o quanto eu conheço o anime em questão.

4. Visual: a qualidade da animação da abertura, a apresentação dos protagonistas e a sincronia das imagens com a parte sonora.

Vamos lá.


24º lugar: Jigoku Shoujo
Nunca vi Jigoku Shoujo (ou Hellgirl, como ele também é conhecido em alguns lugares). Entretanto, está nos meus planos para assistir nas férias de verão. Se o anime for tão agradável quanto sua abertura, então será entretenimento do bom.



23º lugar: Basilisk
Outro que não posso dizer que conheço. Na verdade, desisti ao ver as primeiras cenas do primeiro episódio e perceber que não era bem estilo de anime que eu estava querendo ver na época. De todo modo, a música é legal.



22º lugar: Full Metal Alchemist - 4ª
A situação melhora um pouco aqui, apesar de ainda vergonhosa, pois não passei da primeira meia-dúzia de episódios deste que é considerado por muitos um dos melhores animes que há. Ao pesquisar na internet para escrever o post, me surpreendi quando vi a quarta abertura de FMA.



21º lugar: Slayers
A verdade é que não me lembro de muita coisa de Slayers. Mas a abertura é suficientemente marcante para estar presente na lista.



20º lugar: Beck - Mongolian Chop Squad
Era praticamente obrigação de um anime sobre uma banda de rock ter uma grande música na abertura. E seja lá quem compôs a música fez um trabalho e tanto.



19º lugar: Excel Saga
A abertura de Excel Saga foi escolhida para entrar aqui não só pela música, mas pela obra como um todo. A animação tem um ótimo conteúdo humorístico e por isso alcança a posição 19.



18º lugar: To Love Ru
Uau. Se alguém me disser que não fica com uma baita vontade de ver To Love Ru depois de assistir a abertura, então esse alguém só pode ser 1) mulher heterossexual; 2) homem homossexual; 3) cego; 4) Sheldon Cooper.



17º lugar: Onegai Teacher
Quem dera eu tivesse uma professorinha dessas... Bem, até já tive uma de química na faculdade que era muito bonita e bem jovem, mas a diferença é que ela NÃO deu mole, se apaixonou, casou e transou com um ALUNO.



16º lugar: Hellsing
Até queria ter gostado de Hellsing, mas a oscilação da qualidade do anime no decorrer dos episódios fez eu não conseguir nem terminá-los, mesmo sendo míseros 13. Mas a musiquinha da abertura felizmente se salva.



15º lugar: Cowboy Bebop
Cowboy Bebop é um belo anime, e possui uma abertura bem peculiar, diferenciada, tanto no estilo musical quanto na apresentação visual. Por se destacar no meio de tantos animes com aberturas iguais, merecia até uma posição melhor, se não fosse pelo brilho das aberturas que estão à sua frente nessa lista.



14º lugar: Samurai Champloo
Quem esperaria um rap na abertura de um anime cuja história se passa no Japão em plena Era Tokugawa? Samurai Champloo é profundo e surpreendente, assim como sua abertura, que exemplifica como fazer um belo e estiloso trabalho artístico de animação.



13º lugar: Dragon Ball GT
Vou estragar a surpresa dizendo que a abertura de Dragon Ball Z já está mais adiante na lista. Tentei ao máximo selecionar de modo que nenhum anime aparecesse com mais de uma de suas aberturas aqui. Mas depois percebi que DBZ e DBGT, tecnicamente, são animes diferentes, pois não trata-se de uma nova temporada, e sim de uma nova saga. E já que a abertura de DBGT é foda, nada mais justo que aparecer também!



12º lugar: Card Captor Sakura - 1ª
Hoje fico com vergonha de admitir, mas lá pelos meus 9, 10 anos eu via esse anime. Na época pouco importava se era um anime shoujo (na real eu nem tinha noção disso), eu só gostava do esquema de aprisionar as entidades mágicas nas cartas usando os poderes de cartas previamente capturadas. Algo bastante similar a Pokémon, mas talvez por isso mesmo me chamasse a atenção. Apesar de sempre ter assistido a versão brasileira da abertura, a letra é gay demais para eu postar, então fico com a original.



11º lugar: Saint Seya - 1ª
O clássico dos clássicos dos anos 90 (apesar de ser exibido originalmente no final da década de 80 no Japão) e, que sá, de toda a história dos animes. No Brasil, sua fama e reconhecimento, sob o nome de Cavaleiros do Zodíaco, é indiscutível. Tem quem ache excessivamente apelativo e gay, mas nota-se que há respeito até por parte dos odiadores. Quem não reconhece a música da abertura só pelos 2 segundos iniciais merece a morte.



10º lugar: Paranoia Agent
Anime relativamente novo (2004) com um clima bem tenso, não posso dizer muito porque faz tempo que vi e não cheguei a terminá-lo, mas o que realmente se destaca é a abertura mesmo. É muito boa e involuntariamente assustadora, com todas aquelas pessoas rindo sem nenhum motivo aparente.



9º lugar: Love Hina
Love hina é um dos melhores animes no estilo harém-comédia-romântica. Eu não gosto muito de animes que tentam misturar realidade (slice of life - vida escolar) com ficção total e absurda (tartarugas voadoras ou robóticas que aumentam de tamanho comendo pedaços de ferro e eletrodomésticos), mas LH é tão bom que gostei mesmo assim. E a abertura é uma das mais legais e viciantes que já vi. Dá vontade de retroceder no player só para ouvir a musiquinha de novo.



8º lugar: Naruto - 4ª
É verdade, já vi Naruto. E isso lá pelos meus 15, 16 anos. E cara... Tinha episódios legais sim, por mais que eu faça questão de discordar profundamente de todos que acham que é um dos melhores animes da atualidade. Mas parei lá pelo ep. 80 e poucos, antes de começar a me decepcionar. Portanto não cheguei a pegar a abertura 4 na época. O que foi uma pena tremenda.



7º lugar: Death Note - 2ª
Esse aqui não necessita muitas apresentações. História fantástica, aberturas poderosas. A segunda se destaca bastante pelo visual bem feito e principalmente pelo peso da música, tanto é que hoje ela é obrigatória nos setlists dos shows de qualquer evento de anime que se preze.



6º lugar: Hajime No Ippo - New Challenger
Cara, como esse anime é bom. O que mais me irrita é que ele não é tão conhecido quanto deveria ser. Tinha dias que eu chegava a ver uns 15 episódios seguidos, tal era a vontade de saber o que aconteceria no episódio seguinte (mesmo quando podíamos facilmente prever que o Ippo ganharia a luta). A abertura da continuação, New Challenger, traduz com maestria todo o clima e a emoção contagiante do anime.



5º lugar: Dragon Ball Z - 1ª (em português)
Faço questão de dizer que gosto mais da versão em português (do Brasil) tanto da abertura como do anime propriamente dito. Temos que saber valorizar o nacional, ainda mais numa área em que é tão raro sair algo de qualidade. Dublagens mal interpretadas e aberturas completamente "desfiguradas" existem aos montes por aí. Quando surge coisa boa devemos ter orgulho dos caras, que, literalmente, salvam a pátria da desgraça, nos presenteando com aberturas bem adaptadas e memoráveis como a de DBZ.



4º lugar: Yu Yu Hakusho - 1ª
Espera aí, Yu Yu Hakusho não tem uma só abertura? Aí é que tu te engana: a música pode ser a mesma, mas a apresentação visual muda. Não me lembro quantas são ao todo (me vêm à mente somente duas). Já que é pra escolher uma, fico com a primeira, apesar de eu não ver diferença significativa, já que o que importa mesmo é a melodia.



3º lugar: Neon Genesis Evangelion
Zankoku na tenshi no you noni... Shounen yo shinwa ni nare... Quase decorei a letra inteira, meu!



2º lugar: Enfen Lied
Com toda a certeza, a abertura mais bela da história dos animes. Quando baixei o anime, o fato de nunca ter visto algo parecido (e, pode escrever, vai demorar até surgir algo parecido) numa abertura causou uma sensação única de comoção. Confira por si próprio a obra de arte.



1º lugar: Samurai X - 1ª
O primeiro lugar não poderia deixar de ser, merecidíssimo, do segundo anime que mais marcou o início da minha adolescência, Samurai X (atrás apenas de DBZ). Não gosto muito de falar o nome original, Rurouni Kenshin, pois a versão que eu vi e adorei foi a do Cartoon Network, dublada em português mesmo (e ter que aturar o Kenshin com voz de mulher é foda, né).

As qualidades do anime são muitas: desde o carisma das personagens até a excelente ambientação histórica, que serve de cenário para a exposição dos conflitos políticos, sociais e individuais dos protagonistas. A ação é outro ponto forte, com lutas inesquecíveis, e o humor também se faz presente na medida certa.

E as músicas então, nossa! Simplesmente não há nenhuma da qual não nos lembremos. Não só todos os temas das aberturas, mas também todos os encerramentos são excepcionais. A música entra na cabeça e não sai mais por nada nesse mundo! Tu te perceberá cantando ou assoviando as melodias dia e noite sem parar, até ficar com dor na garganta pela cantoria ou na bochecha pelo assovio.

Se eu pudesse, colocava todas as três aberturas na lista, mas não seria muito justo com os outros animes. Por isso, escolhi a primeira abertura, pela qual tenho um carinho mais do que especial.



Nenhum comentário: