segunda-feira, 17 de maio de 2010

Desmistificando tribos urbanas: Fanboys

Depois de alguns séculos sem falar das tribos (e algumas semanas sem nem escrever), resolvi fazer de uma vez por todas o encerramento da matéria, que por sinal, juntando todos os textos, ficou imensa. Então, finalmente, vamos ao raio-x da fervorosa tribo dos Fanboys!


Explicando o (aparentemente) óbvio

O termo fanboy é de intuitivo entendimento. Se tu é muito fã de alguma coisa e é um cara, então nada mais óbvio do que te chamar de fanboy. Para o caso das meninas, logicamente o termo muda para fangirl.

Acredita-se que essa denominação, apesar de muito óbvia, tenha se popularizado somente com o surgimento dos fóruns de discussão na internet. Em fóruns de assuntos específicos (relacionados à cultura pop em geral), "fanboy" era o termo usado para se referir a uma pessoa que fosse muitíssimo fã de determinado filme, quadrinho, série de televisão, personagem, etc. "Mas qual a diferença entre um e um fanboy?", tu perguntas. Bom, na realidade, fanboys não são simples fãs. São um pouco mais do que isso...


Fã é apelido

Me perdoem, mas acho que o melhor modo de definí-los é assim: Fanboy é um fã doentio de alguma coisa.

Digamos que um cara é fanboy de uma revista em quadrinhos da empresa "tal". Se essa empresa vai à falência e essa revista nunca mais é publicada, o fanboy em questão ficará dois meses na cama. Não terá sequer forças para se levantar, de tão deprimido. Com sorte, ele sobreviverá e seguirá com sua vida, embora seja provável uma sequela irreparável para o resto da vida. Com a "morte" de sua amada revista, morre também uma parte dele mesmo.

Fanboys da Nintendo: alguns exageram um pouco, mas tá valendo.

Em outras palavras, fanboy é um cara que é realmente muito fã de algo, pra valer. Se serve uma medíocre comparação, fanboys são fãs na mesma intensidade que Chuck Norris, Kratos, Seu Madruga e Bear Grylls, juntos, são fodões.


Amor, devoção, orgulho e nada de desaforo

Fanboys sabem muito sobre a coisa da qual eles gostam. Eles pesquisam incessantemente sobre o assunto amado para decorar e saber o quanto for humanamente possível, e estudam a fundo as plausíveis explicações para questões não tratadas oficialmente, criando suas próprias teorias sobre tais questões. Há fanboys de Star Wars que veem um dos filmes todo santo dia, ou que veem as duas trilogias todo fim de semana, para sugar toda e qualquer informação ou detalhe sobre a história. Alguns até mesmo se prestam a decorar vários trechos de diálogos só como passatempo, por falta de fatos a serem descobertos sobre os tais filmes, já que eles já sabem tudo.

Fanboys - Esse filme eu não poderia deixar de citar. Não foi lançado no Brasil, mas assista.

Se eu só pudesse citar uma virtude (ou defeito) de um fanboy, seria o orgulho. Fanboys acreditam cegamente que o que eles gostam é absolutamente o melhor em sua categoria, e nunca haverá nada igual e isso nunca mudará. Se o cara é fanboy do Homem-Catarro, ele será o maior e mais poderoso super-herói de todos os tempos, não importa o que os outros digam. E outra coisa que o fanboy não admite é que falem mal do objeto de admiração dele. Ele defenderá com a vida o Homem-Catarro, inclusive brigando (geralmente de forma verbal, pois fanboys tendem a ser franzinos e asmáticos) com qualquer um que queira humilhar o super-herói que ele ama.

É por isso que fanboys conseguem ficar horas e horas discutindo com outros fanboys. Eles sabem tanto sobre o que eles amam e são tão orgulhosos, determinados, que levam muito tempo para começar a ficar sem contra-argumentos para afirmar o quão melhor o Homem-Catarro deles é melhor que o Homem-Pudim do grupo de fanboys rival. Com relação a isso, eles são legítimos "brasileiros": não desistem nunca.

Discussão entre fanboys: sempre sai algo engraçado.

Algumas vezes chega a ficar ridículo, pois eles defendem com tanta, mas tanta paixão que perdem a cabeça e utilizam artifícios sujos para tentar prevalecer sobre seus rivais (partindo para ofensas pessoais ou para agressões físicas, em certos casos). Quando sabem que estão quase perdendo a discussão ou já perderam, mesmo assim continuam lutando irracionalmente para não serem humilhados pelo fanboy rival. Por isso alguns fanboys são chamados de irritantes e "sem-noção". De fato, há alguns fanboys que não dá pra aguentar.


Não sabe? Pergunte a um fanboy!

Gaste muito dinheiro para ter uma igual ou... Tenha um amigo fanboy!

Creio que todo fanboy seja um pouco nerd ou geek. Pode-se dizer que um fanboy é um nerd altamente especializado em uma única coisa. Nerds e geeks em geral sabem bastante sobre vários assuntos de interesse, mas definitivamente não com a profundidade de um fanboy. E não é raro achar um fanboy otaku, já que animes e mangás também geram legiões de fãs pelo mundo afora hoje em dia. O que importa é que fanboys entendem pra caralho do que eles gostam. Então em caso de dúvidas, já sabe qual enciclopédia procurar.


Nenhum comentário: