sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Desmistificando tribos urbanas: Geeks

Continuando a matéria, que fazia eras que havia sido deixada de lado.


Mas alguém sabe o que é Geek, afinal?


Primeiramente, gostaria de dizer que a definição de "Geek" já é, por si só, controversa. Isso acontece porque o termo mudou seu significado bastante ao longo do tempo e de pessoa para pessoa. Hoje em dia, é possível dizer que cada um tem sua própria definição dos Geeks. Comigo não é diferente; não tenho a definição absoluta e indubitável. Entretanto, devo dizer que não é sem um mínimo de pesquisa que se baseia a minha definição. Busquei, através de diferentes fontes, mesmo que algumas vezes confusas e duvidosas, formar um conceito que obtivesse o máximo de legitimidade e que fosse coerente e aceitável aos olhos da maioria. Claro que também há um pouco da minha própria opinião aí no meio, não nego, mas vamos ao texto logo.

De acordo com a segunda maior fonte internética de conhecimento, o site Wikipédia (a primeira é o Google, obviamente, hehe), "Geek" é uma expressão idiomática que se refere a pessoas "excêntricas", que têm interesses tais como tecnologia, games e eletrônica.

Observamos logo de início que há uma certa ligação entre geeks e nerds. Há, de fato, e mais: é uma ligação deveras íntima, conforme descreverei a seguir.

Tipos de Geeks, parte 1 - Clique para melhor visualização.


Progresso social


Assim como os nerds, os geeks têm alguns interesses exóticos. Assim como os nerds, geralmente os geeks são dotados de notável inteligência. Até aí, tudo igual. Mas uma das principais diferenças vem agora: geeks têm mais vida social. Não que os nerds de hoje sejam completamente incapazes de se relacionar e fazer amizades. É que os geeks são melhores nisso. Eles têm mais facilidade neste tipo de coisa.

Os geeks cuidam bastante da aparência. Sabem se vestir razoavelmente bem e parecer mais "legais". Cuidam do corpo também: alguns fazem exercícios regularmente, outros fazem até um pouco de academia. Cuidam bastante do cabelo e pêlos faciais também. Usam condicionador (além do shampoo, que aliás não é o primeiro que se encontra na prateleira do super) e se barbeiam, ou ao menos, não deixam uma barba e bigode grotescos que parecem ter vida própria.

Não sei se esses cuidados ajudam efetiva e consideravelmente, mas o fato é que geeks têm mais confiança. Conseguem filtrar seus cérebros melhor, de modo a não pensar negativamente frente às pessoas com quem querem trocar uma idéia.

Por isso têm muitos amigos e algumas experiências amorosas. E saem bastante, mesmo que a lugares esquisitos, certas vezes. Se parecem mais com pessoas "normais". Isso é o que faz muita gente classificá-los como uma evolução dos nerds. O que em parte é verdade, já que onde os nerds têm problemas, os geeks se dão melhor.

Tipos de Geeks, parte 2 - Clique para melhor visualização.


Prós e contras do 2 em 1


E seria totalmente verdade, se não fosse por outro fator: o fator "híbrido". O s geeks são considerados uma fusão de um nerd com uma pessoa altamente sociável. Por isso muitos os chamam híbridos, ou seja, têm características dos dois lados. O famoso 2 em 1. Mas por que diabos isso poderia ser um fator retrógado ao invés de evolutivo? Oras, nunca ouviram que "quem faz de tudo um pouco, não faz de nada muito"? Quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada direito, quem quer dominar tudo acaba não conhecendo e não dominando nada como poderia; não faz nada com maestria (rimou xD).

Apesar dos geeks geralmente terem uma inteligência notável, não é tanto quanto a dos nerds. Nerds muitas vezes têm um "grau de pureza" maior quanto à inteligência, em detrimento do aspecto social. E os geeks podem não ter uma inteligência bruta tão elevada, mas se focam um pouco mais nas relações sociais e em coisas mais práticas e úteis. Nerds inclinam-se mais à fascinação pela parte teórica. É claro que estas diferenças nem sempre estão tão destacadas e evidentes; isso, como já dito antes, nem sempre é verdade absoluta. Apenas são características comumente encontradas que podem ser úteis para que se saiba onde está o divisor das águas dos nerds e dos geeks.

Tipos de Geeks, parte 3 - Clique para melhor visualização.


Topo do mundo


Para terminar, digo que atualmente os geeks estão em alta. Talvez até mais do que os próprios nerds. São o tipo de pessoa que une o útil ao agradável. E são as pessoas divertidas, sensatas e equilibradas de quem todos nós precisamos às vezes.

Nenhum comentário: