terça-feira, 11 de agosto de 2009

O cinema me surpreende

Acabei de assistir ao que acredito profundamente ser um dos maiores filmes já feitos na história do universo.

Para quê uma mega-produção milionária, feita praticante toda com o auxílio de recursos computacionais e efeitos especiais absurdamente detalhados e realísticos, com os astros mais "caros" do cinema internacional no elenco, se é possível criar uma coisa igualmente extraordinária com NADA do mencionado no início desta frase?

Bom para falar a verdade, talvez Napoleon Dynamite não seja tão extraordinário assim. Não aos olhos de todos. Este filme tem uma beleza difícil de ser captada. É preciso algo diferente para conseguir percebê-la. E por dizer "diferente", não estou querendo sugerir nenhuma habilidade, característica especial ou superior à média das pessoas em geral, não me interpretem mal. Digo que é diferente simplesmente porque é algo que não consigo definir.

Talvez seja um ou alguns traços de nossa personalidade, talvez seja algo que aconteceu na infância (como cair acidentalmente dos braços da mãe enquanto estava sendo amamentado e bater diretamente com a cabeça no chão), talvez seja o humor com o qual tu esteja no dia, talvez seja o que tu comeste (ou, mais próvavel, o que tu bebeste) nas últimas horas, talvez seja porque tu é um lunático esquizofrênico retardado, talvez tu goste de coisas completamente nonsense e idiotas, ou talvez seja só uma mente aberta e apreciadora de qualquer tipo de coisa humanamente imaginável que possamos chamar de arte. Talvez não seja nada disso. Como eu disse, sinceramente não sei.

E é preciso este algo diferente justamente porque este é um filme diferente. Não vou fazer uma sinopse do filme; isso tem aos montes por aí, na internet (AQUI, por exemplo). Apenas vou falar de algumas impressões.

Este é o tipo de filme que tu fica te perguntando qual o real próposito à medida que assiste o troço. É para ser um filme normal? É para ser uma comédia? Não há como saber ao certo. Tu fica todo o tempo falando "Mas que porra é essa?!" durante todo o filme. E realmente, a qualidade da comédia aqui é altamente discutível e divisora de opiniões. Desagradará muito a alguns, e o contrário para outros. O legítimo caso "ame-o ou odeie-o". Dentre alguns pontos menos relevantes, essa é uma razão da beleza dessa aparentemente despretenciosa produção.

E outra coisa de que gostei bastante foi o final. O final de que falo não é o jeito como termina a história, mas os minutos finais do filme. Os quinze finais, talvez. Precisamente, uma cena desses 15 minutos. Acredite, tu saberá qual, se algum dia gastar seu precioso tempinho vendo isso. Esta cena venceu. Ponto.

E a frase inicial do post foi só para atrair os leitores. Também não é para tanto assim, hehe.

Falou.

Nenhum comentário: