sexta-feira, 10 de julho de 2009

Fim da picada

Hoje descobri uma coisa que me deixou profundamente revoltado.

Primeiro, estava eu à frente do monitor, já começando uma pré-organização dos meus horários para o semestre que vem na faculdade. Fiquei analisando as possibilidades de escolha de cadeiras, pensei na quantidade de créditos que seria melhor fazer e montei as grades possíveis, via portal do aluno. Fiquei algum tempo olhando as grades até achar algumas que me satisfizessem quase totalmente.

Revisei os horários e pensei: "Nossa, até que não ficou ruim. Agora só falta eu conseguir vaga em todas as cadeiras que vou solicitar." Até que me lembrei de uma coisa: os mothahfucka dos Cálculos e das Físicas são donos de fazer prova em horários ruins, e fora do horário normal de aula ainda por cima. Foi aí que me dei conta. "Será que em Equações Diferenciais eles fazem este mesmo esquema?"

Digitei o nome da disciplina no Google para tentar encontrar o site, esperando que existisse. Achei. Fui lendo rapidimente os links: "Plano de ensino", "Professores", "Horários de atendimento"... "Datas das provas". Cliquei neste último.

Ao entar nesta página, leio a seguinte observação: "As provas serão realizadas sempre aos sábados, às 15 horas, no Campus do Vale. Os alunos deverão se apresentar com meia hora de antecedência."

Pelos primeiros 5 ou 6 segundos após a leitura, não tive reação. Fiquei ali, só olhando, sem abrir a boca ou mudar a expressão facial. Depois disso, falo um "Ah, não pode ser, véio...", mais uma breve pausa de 3 segundos para reflexão, e finalmente solto um vigoroso "Puta que pariu, meu!".

Nunca duvidei que o curso de Engenharia seria difícil, sabia no que estava me metendo. Mas, de certo modo, não acreditava que fosse realmente sério quando diziam que os engenheiros (e estudantes de Engenharia) não tinham vida.

Se formos pensar, isso mata não somente a sexta à noite (não que eu costume sair muito na sexta, mas de qualquer forma...), como também quase todo o sábado. Na sexta tu não poderá sair, senão ficará muito cansado no dia da prova. No sábado, pela tensão e insegurança com a prova, tu não vais querer fazer qualquer coisa além de uma última revisão do conteúdo pela manhã. Como a naba é bem no meio da tarde, não há quase tempo para fazer nada nem antes e nem depois. Só sobra o período da noite. Legal, quase metade do seu fim de semana de descanso foi perdido. Jóia.

Mas o motivo maior da indignação é pelo fato de que faço aula de língua japonesa aos sábados das 13h às 16h. Será que vou ter que abrir mão até disso, a única coisa diferente que faço durante a semana, para fazer essas provas? Bom, pensando bem, serão somente 3 avaliações (mais a prova de recuperação, se precisar). Acho que faltar umas 4 aulas de japonês durante o semestre não fará tanto mal. Só que terei trabalho redobrado nas semanas posteriores, para compensar a aula que não fui e ao mesmo tempo me preparar para a próxima.

Que cadeira filha da puta essa, hein? Já dizem que, por si só, é a coisa mais brutal que há, e ainda me fazem esses horários rídiculos para as provas... Lamentável.

Só espero que não haja mais nenhuma dessas agradabilíssimas surpresinhas nas outras disciplinas que pretendo cursar.

Nenhum comentário: