quinta-feira, 14 de maio de 2009

O prazer do ouvido (parte 3)

Depois de mais de 20 dias sem postar, devido a alguns assuntos pendentes - leia-se: provas - hoje estou retomando o blog. E dessa vez, vou finalizar o texto que fazia horas que estava exposto aqui no blog, com começo e meio mas sem final. Música!

Nesta última terça-feira, fui ao show do Oasis, aqui em Porto Alegre, no Chiqueir... digo, Gigantinho. Quem fez o show de abertura foi a Cachorro Grande, e já conseguiram animar bastante o pessoal com a ótima seleção de músicas. Eu não conheço tanto do trabalho deles, mas conhecia a maioria das músicas tocadas, e as poucas que eu não conhecia também eram legais e foram muito bem tocadas. E no final ainda terminaram à la Beatles, com uma versão bem enérgica de Helter Skelter!

Em seguida, uns 45 minutos de espera, e quando, repentinamente, as luzes se apagaram e acenderam-se as do palco, foi um barulho ensurdecedor. Mas logo já se podia distinguir entre os gritos da galera, que iam aos poucos cessando, e as batidas características de Fucking In The Bushes. Eles entram, mais uma vez o barulho, e já começam botando todo mundo para pular. Era Rock N' Roll Star a música.

Não vou descrever e fazer uma análise completa do show; somente digo que foi muito bom! Intercalaram vários sucessos consagrados com músicas do novo álbum. Na verdade eu já até sabia o setlist, pois acompanhei alguns dos shows recentes, inclusive o do Rio, que passou no Multishow, e era 99,99999% certo que não mudariam nada. Mas mesmo assim foi tri. Ver na televisão é uma coisa, estar lá ouvindo os caras, de perto, é outra bem diferente. Podem conferir o setlist AQUI, foi este mesmo.

E um fato curioso é que os dois shows, tanto o de abertura do Cachorro Grande quanto o próprio show do Oasis, foram finalizados com uma música dos Beatles. Claro, já se sabia que o Oasis encerraria com I Am The Walrus. Mas não sei se os caras do CG quiseram fazer igual a eles de propósito, tocando Beatles no final, ou se nem se ligaram nisso e foi uma mera coincidência.

Bom, até agora só falei de Cachorro Grande e Oasis, que são muito bons, os caras são foda e tal, mas afinal, o que é música boa?

Música boa é música bonita; é música que mexe com as emoções; é a que faz querermos pular, chacoalhar a cabeça para cima e para baixo, dançar, bater palmas de acordo com o ritmo, ou movimentarmos os braços e mãos como se estivéssemos nós mesmos fazendo aquele solo numa guitarra imaginária.

É aquela música que tem uma melodia única e marcante; é aquela que tem uma letra que, aos ouvidos de um, pode ser fantástica, linda e profunda, e aos ouvidos de outro, algo idiota. É aquela que cada vez que tu escuta, ela fala sobre algo diferente, e nunca saberemos se o cara quis passar uma mensagem para refletirmos ou se ele só escreveu qualquer bosta enquanto ele estava drogado.

É aquela que por mais que o tempo passe, ela não envelhece. Continua atual e continua sendo ouvida. É aquela que todo mundo sempre faz um cover e coloca na internet. Nunca morre.

Por isso digo que músicas boas são as do Oasis, Beatles, U2, Rolling Stones, AC/DC, Eric Clapton, Aerosmith, Guns N' Roses, Nirvana, Pearl Jam, Queen, Kiss, Jimmy Hendrix, Iron Maiden, Metallica, Red Hot Chilli Peppers, Ramones, Bob Marley, The Police, The Doors, Led Zeppelin... E por que não algo nacional? Legião Urbana, Cazuza, Caetano Veloso, Paralamas do Sucesso, Titãs, Skank, Tim Maia, Acústicos & Valvulados, Cachorro Grande, Jorge Aragão, Raul Seixas, Jorge Ben Jor... Entre outros tantos.

Isso sim que é música, muito mais música do que esses NX Zeros e MC Créus de hoje em dia.

Nenhum comentário: